domingo, 2 de fevereiro de 2014

Fotoetnografia





Durante alguns dias frequentando o Center Shopping observando o comportamento e entrevistando algumas pessoas que o frequenta é possível fazer algumas interpretações sobre este ambiente.
O Center Shopping é frequentado diariamente por milhares de pessoas, algumas passam com pressa, outras gastam suas tardes ou até mesmo um dia inteiro no shopping. O publico é bastante variado, é possível encontrar pessoas de todas as faixas etárias, classes e grupos. Observamos a presença de famílias, grupos de amigos, casais, entre outros.
            Antigamente o shopping era visto como um local frequentado apenas por públicos de classes mais altas, a partir de uma observação percebemos que atualmente não há mais esta restrição.  A visão de algumas continua a mesma, vendo o shopping como um símbolo de status, levando-as a separar suas melhores roupas para ir ao local.
O shopping atende necessidades fisiológicas oferecendo, por exemplo, duas praças de alimentação, atendendo também necessidade de segurança já que a maioria das pessoas circula o Center Shopping com bastante tranquilidade, sem a preocupação de que algo desagradável aconteça.Parece que o shopping atende principalmente a necessidade de prazer, para a maioria das pessoas o ato de ir ao shopping e fazer compras gera sensação causando o bom humor e satisfação dos consumidores.
            A combinação desses fatores leva a população ao shopping usando-o como uma forma de lazer, as pessoas se reúnem com os amigos ou familiares e passam grande parte de um dia lá, esquecendo que existe um mundo lá fora.
Além disso, é possível concluir que o Center Shopping move grande parte da economia da cidade contando com centenas de lojas gerando milhares de emprego
Nos finais de semana o shopping costuma receber uma grande multidão que procura uma forma de lazer, frequentando os cinemas, ou locais que possibilitam a diversão ou um convívio social. 

Postado por Amanda Freitag

Nenhum comentário:

Postar um comentário